• Seja bem vindo(a)!

Unidade Lourdes: Fonoaudiologia - Psicologia - Pediatria - Otorrino - Exames Auditivos

Unidade Buritis: Fonoaudiologia - Psicologia

Lourdes: (31) 3225-7251 | Buritis: (31) 3214-3063

Notícia: O que é ‘Constelações Familiares’ e Como Funciona uma Constelação?

Constelações familiares é uma terapia breve, desenvolvida pelo Filósofo, Teólogo e Terapeuta alemão Bert Helinger. É um método que mostra de forma rápida as dinâmicas inconscientes que liga o individuo à sua família de origem. Fundamenta-se na tese de que o passado da família como (traumas, conflitos, sofrimentos vividos ou causados a outros) permanece atuando na memória familiar através de seus descendentes numa dinâmica inconsciente.

As constelações familiares têm demonstrado que muitas dificuldades pessoais, profissionais, relacionais, problemas de saúde resultam muitas vezes de complicações no sistema familiar da pessoa. Um descendente retoma e revive inconscientemente o destino de um antepassado envolvendo-se em um emaranhamento do inconsciente familiar.

A constelação Familiar pode ser trabalhada em grupos, e no atendimento individual. No atendimento individual são utilizados bonecos posicionados uns em relação aos outros da mesma forma que o grupo. No grupo, durante a seção o cliente coloca seu problema ou dificuldade de forma simples e concreta. O terapeuta colhe informações sobre fatos ocorridos na família atual ou família de origem tais como: doenças que repetem, traumas, exclusões, abortos, assassinatos, exílios, acidentes, mortes prematuras, suicídios e outros. Depois o cliente escolhe representantes para si e para os familiares envolvidos e os posiciona de acordo com a imagem interna que registrou dos acontecimentos passados. A partir daí desencadeia-se o movimento das dinâmicas que originaram os emaranhamentos e as imagens de solução. Através da Constelação Familiar, os representantes sentem, falam como os membros da família do constelado, mesmo não os conhecendo e não dispondo de nenhuma informação sobre eles. Ao olhar para o enredamento de destinos e para os eventos traumáticos nos sistemas familiares que se repetem a cada geração, a constelação possibilita um aprofundamento e ampliação ao pensamento sistêmico. Desta forma o sistema familiar de relações é estimulado e o constelado por si só desenvolve comportamentos novos e mais funcionais para sua vida familiar. Assim o terapeuta ajuda a encontrar e restabelecer a ordem que estava quebrada naquele campo.

As dinâmicas familiares não podem ser explicadas em termos causais, são contextos complexos e não podem ser compreendidos recorrendo a conexões causais lineares. A constelação percebe o individuo em conexão com outras pessoas em seu campo relacional, e seu comportamento ligado com a multiplicidade de aspectos e interações, uma visão multigeracional. O método da constelação possibilita um aprofundamento e ampliação ao pensamento sistêmico.

O trabalho da Constelação Familiar se apresenta no âmbito da teoria e da prática psicológica moderna de maneira ampla e desafiadora, tirando o véu de tudo que até então tínhamos como certo, buscando re-descobrir e re-organizando nossa alma e nosso lugar na família e em nosso meio social. Esta pratica nos estimula a ampliar a nossa capacidade de percepção, podemos muito mais do que temos consciência, estamos envolvidos em contextos maiores, formados por campos (ver física quântica) que se integra no cosmo como um todo numa totalidade da existência individual e coletiva que nos comandam e nos sustentam.

Segundo Tarso Firace em seu livro Imensa Vida nós somos a oportunidade, o canal, para o tratamento das raízes mais profundas de nossas famílias.

Referências:

A fonte não precisa perguntar pelo caminho - Ed. Atman
Ordens do Amor - Ed. Cultrix
Ordens da Ajuda - Ed. Atman

Dos mestres da Derksha. Por Bhagavan:

Os ancestrais que nos deram a vida, de um ventre ao outro, de mão em mão, de sopro em sopro sagrado, no entremear-se das almas através dos milênios sobre esta terra...

Os ancestrais são nossos predecessores e nossas próprias vidas passadas, e estão dentro de nós em nossos genes, em nossas células. Portanto, as células do nosso corpo contêm ecos de nossa família, e influenciam a forma de percebermos a realidade.

A conexão com nosso passado, com aqueles que vieram antes de nós, nos ajuda a encontrar força e sabedoria para caminhar no futuro. Nós somos os resultados de milhares de pessoas, que viveram, aprenderam, criaram, ensinaram. Eles tornaram possível nossa realidade, errando ou acertando. O que eles fizeram no passado impactam as gerações presentes.

A reconexão com nossos ancestrais ajuda a compreendermos quem nós somos e de onde viemos. Precisamos inventariar o que nos foi deixado de negativo para não repassarmos para as gerações futuras.

Precisamos curar as feridas do nosso passado para reestruturarmos o nosso presente e assim termos mais esperança no futuro. A conexão com nossos ancestrais nos ajuda nos momentos difíceis. Eles influenciaram nossa aparência física, nosso comportamento atual, nosso inconsciente, nossa energia.

Influenciaram nossas escolhas, sonhos, medos, impulsos. Também nossa etnia, nossas crenças e inspirações.